Como já disse por aqui, estou praticando Systema desde fevereiro e a cada treino aprendo muita coisa nova e muito útil para o meu dia-a-dia. E quem só ve vÃdeos na internet e não tem a chance de participar de uma aula não tem muita do noção de como Systema é extremamente simple, mas profundo ao mesmo tempo. Os três pilares da nossa escola são: respiração, relaxamento e strike.
Com a respiração e o relaxamento promovemos o auto conhecimento e a consciência corporal profundos. Você aprende, através de exercÃcios básicos de flexões de braço e pernas (agachamento), a como relaxar durante a tensão e como trabalhar em uma situação de estresse. Essa minha descrição é muito simplificada, mas eu tento dar uma visão diferente do que vemos nos vÃdeos, que a princÃpio é uma arte marcial violenta e de pessoas que “gostam de se socar pela diversão de bater no outro” – já ouvi isso. O Systema é uma arte marcial que integra diversos pontos de vista em um combate e visa te preparar para situação de perigo.
Hoje tive a alegria de fazer parte da turma do primeiro módulo de treinamento funcional do Arte da Força. Este módulo trata do treinamento com Kettlebell voltado para o treinamento funcional. O Kettlebell (ou Gyria, nome original russo) é uma bola de ferro com uma alça e é usado desde antes de 1700 na Rússia. Ele era usado como peso em balanças e ao final do dia os homens usavam para fazer exercÃcios e exibirem sua força.
O curso é incrÃvel e o treinamento com KettleBell tem muito dos princÃpios de respiração e relaxamento que trabalhamos no Systema. Além de ter o foco na conciência corporal. A todo momento temos de observar como nosso corpo está, nossa postura, alinhamento e tensão para a realização dos seis exercÃcios básicos. Recomendo muito o curso para qualquer pessoa que queira um treinamento integral, onde você não foca em um único grupo muscular. Os exercÃcios trabalham toda a musculatura do corpo e ao mesmo tempo te permitem melhorar elasticidade e postura. Como ouvi por lá: “Kettlebell é pilates, só que com rock’n’roll tocando ao invés de música de pilates.”
Essas são duas pérolas que entraram na minha vida este ano e pretendo nunca mais deixar de praticar. Como o Nelson fala: “Systema, depois que você bebe dessa água, nunca mais você deixa de lado.”
Teste Módulo 1
Este vÃdeo mostra o instrutor Thiago Passos executando a série de exercÃcios que todo aluno que faz o módulo 1 deve gravar e mandar para concluir a certificação ADF.
Visite:
- Arte da Força – Treinamento Funcional Integrado – www.artedaforca.com.br.
- Systema – Arte marcial Russa – www.artemarcialrussa.com.br.
1 reply on “Gyria (Kettlebell) e Systema (arte marcial Russa)”
Interessante, deu até uma curiosidade.
Mas eu não sou violento, não gosto dessas coisas de socar só pela diversão de bater no outro XD