Categories
all

conhecimento X poder

Muitas pessoas associam conhecimento ao poder, mas esquecem que conhecimento está diretamente ligado a responsabilidade, e disso ninguém pode fugir.

O que é conhecimento? Eu diria que exitem 2 tipos de conhecimento, um é quando você conhece, descobre, estuda alguma coisa (teoria), o outro é quando você tem consciência, viveu, participou desse assunto (prática). É a diferença entre um instrutor e um mestre. O instrutor, na maioria da vezes, é um teórico, que domina muito bem o assuto, mas aquilo não faz parte de sua vida, ele não vive aquele assunto, ele sabe tudo sobre, mas não tem consciência daquilo. O mestre vivencia aquele conhecimento a cada momento, e isso faz parte integrau de sua vida.

A partir do momento que você é apresentado de determinado assunto, e sabe os prós e contras, você se torna responsável por isso. Um médico que fuma, o faz com total consciência de que aquilo lhe faz mal, um trabalhador da lavoura, que não tem estudo e não sabe dos males do cigarro, o faz sem consciência de seu ato. Os dois sofrerão os mesmos efeitos, mas o médico tem sua consciência que o relembra toda hora que aquilo faz mal, e é julgado a todo momento por si mesmo.

Não adianta também se abster de aprender para não ter que aumentar a responsabilidade que tem sobre as coisas. O aprendizado é um movimento contínuo e constante, como a maré que nunca para. Estamos aqui na escola para aprendermos sempre, cair e nos levantar de novo, e continuar aprendendo. Um dia quem sabe, não precisemos mais dessa escola, e vamos para outras turmas, mais avançadas, com novos e infinitos aprendizados.

Ouvindo Terra Ferma – µ-Ziq.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.