Dicas fundamentais para comprar no MercadoLivre

Para muitas pessoas fazer compras online ainda não é uma realidade. Seja porque não confiam nos sites e têm medo de serem lesados, ou porque preferem a experiência de comprar algo que você pega e analisa fisicamente. Os sites de leilão têm um agravante ainda maior, que é o de você ter que confiar em terceiros, onde a chance de golpes e fraudes é ainda maior.

Eu já comprei bastante no MercadoLivre (ML) e acho que funciona muito bem se você tomar alguns cuidados básicos. Recentemente tentei efetuar duas compras e me deparei com empresas cadastradas como usuários e que me solicitavam o cadastro no site deles depois da compra finalizada. E esse tipo de usuário está banido da minha lista de possíveis compradores. O tempo de resposta deles é sempre muito maior do que uma pessoa como nós e a burocracia também é grande.

Então para aqueles que querem se aventurar no ML segue uma lista de dicas para facilitar suas vidas:

  • Sempre leia as qualificações do usuário que você vai comprar. Principalmente as negativas, porque ali você pode encontrar argumento para descartá-lo como um possível comprador. Nem sempre um vendedor com milhares de vendas é uma pessoa confiável. Já ouvi história de gente que vende perfis super bem qualificados por uma boa grana.
  • Faça perguntas sobre o produto. Tire todas as suas dúvidas antes de fechar a compra. E, principalmente, pergunte se você vai precisar se cadastrar em algum outro site depois de realizar a compra e se a transação vai ser descomplicada e rápida. Sempre que fecho uma compra, eu espero receber o produto em no máximo quatro dias se for feito transferência bancária e o envio for via sedex.
  • Procure no Google pelo nome (id) do comprador que está ofertando o produto. Se ele for uma loja você pode tentar comprar diretamente dele, e possivelmente o preço vai ser um pouco mais baixo que o do ML porque lá ele não precisa pagar a comissão que o ML cobra. Veja também se não tem ninguém falando mal ou reclamando dele. Muitos outros usuários postam em seus blogs ou foruns quando estão insatisfeitos com alguém.
  • No site do ML não tem nenhuma forma de contato. Quando você clica em Contato, você vai para uma página de Perguntas mais Freqüentes. Então se precisar enviar e-mail para eles use o seguinte endereço – crm.ml@mercadolivre.com. O endereço funciona e eu só o consegui porque qualifiquei um vendedor negativamente, ele reclamou com o ML e recebi um e-mail solicitando uma carta (e-mail) descrevendo todo o acontecido, e se não entrasse em contato em 72 horas minha qualificação negativa iria ser removida do usuário. Muito interessante isso não? Fiquei surpreso com essa postura ML.
  • E por último, segue um link se você precisar modificar alguma qualificação que você tenha feito – http://www.mercadolivre.com.br/jm/ml.faqs.applications.califmade.CalifChange. Também só consegui esse link depois do contato do CRM do ML.

3 Comments »

  1. Michelle said,

    May 21, 2008 @ 22:46

    A verdade, que mesmo tomando todos esses cuidados, você ainda corre o risco de tomar um bolo…
    Tem que pesar se vale mesmo a pena.
    É uma loteria, infelizmente.

  2. Michelle said,

    May 21, 2008 @ 22:46

    Eu esqueci o é!

  3. cristovao said,

    May 25, 2008 @ 20:09

    ja tive 2 experiencias ruins com o ML. 1) O vendedor LARANJAX me vendeu um projetor de slides de 330 reais e quando chegou aqui estava que-bra-do. contactei o vendedor e ele se fez de louco a ponto de dizer que eu é que nao estava me esforçando para aprender a operar o projetor.. propus devolve-lo e eu arcar com o frete e ele n topou. contactando o ML, eles me disseram que nada podiam fazer ja que meu tempo de qualificacao tinha passado e disseram pra eu me virar com o vendedor, que, claro, deixou de responder meus emails. tudo ficou por isso mesmo. fiquei super decepcionado com o mercado livre, pois num caso desse nao deveriam ter me deixado desamparado de auxilio. 2) o vendedor DOMINGOS011 me vendeu um mimeografo que chegou com defeito. Entrei em contato e ele pediu alguns dias para me enviar um outro. Espertamente, os dias que ele me pediu inviabilizaram eu qualifica-lo no ML. Acabou que nao qualifiquei negativamente e ele simplesmente de-sa-pa-re-ceu. Nessas e em todas as compras perguntei exaustivamente sobre o produto antes de comprar e os vendedores me garantiram que estavam perfeitos. Pois é… má-fé ou nao, o ML nao dá qualquer garantia para quem é enganado. Assim é mto facil ganhar dinheiro. fiquem ligados.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Comment