Iludir é mais fácil que magoar

Sempre me pergunto, porque é tão difícil encontrar alguém com coragem para ser transparente o suficiente numa relação. Será que é tão difícil dizer o que você pensa mesmo que isso vá magoar a pessoa querida? Claro que tudo deve ser dito de forma muito delicada e as palavras devem ser medidas, mas continuar iludindo o outro é pior do que causar o sofrimento imediato. O tempo só faz piorar as cosias, os desgastes vão começando a crescer e pode se tornar uma bola de neve e a situação ficar irreversível. E uma coisa que poderia ser resolvida a muito tempo atras de forma simples, acaba se tornando um pesadelo onde nenhuma das partes suporta conviver com a outra.

Na teoria é tudo muito fácil. Eu me cobro muito isso, mas poucas as vezes que consigo aplicar isso na prática. A realidade é que o fato de você fazer o outro sofrer, te causa sofrimento, porque você faz alguém que você gosta ficar mal e sua consiência pesa nessa hora. Será que tudo gira em torno do nosso egoísmo? É muito mais fácil você esperar a outra pessoa tomar a iniciativa e ela terminar a relação, do que você ser o “culpado” da separação.

Claro que aqui existe muita teoria e na prática é tudo bem diferente. Cada caso é um caso, cada pessoa é um mundo diferente e temos de aprender a lidar com cada de forma única. Não podemos generalizar, nem devemos fazer comparações. Por mim, eu voto no magoar, se você precisa me dizer algo e pode escolher entre iludir ou magoar, por favor me magoe.

amf 12.03.2006

Ouvindo: Sorry – Madonna

*Como em diversos outros textos, esse não foi escrito pra ninguém em especial. O tema pintou na minha cabeça e foi fluindo pelos dedos no teclado. É um conjunto de situações que vivi e que amigos próximos viveram.

5 Comments »

  1. jose carlos quaglietta said,

    May 31, 2006 @ 10:41

    Eu tive um casamento de 21 anos que achei fosse o mais perfeito do mundo, pois tinhamos tudo; momentos sublimes mesclados com discuções com 4 filhos e uma “certeza” a de estar “MISTURADO” com minha esposa a ponto de não saber onde ela terminava e eu começava. A 5 meses ela me falou que não gosta mais de mim . Estou tentando me levantar. Resumindo “NADA É DO JEITO QUE A GENTE PENSA QUE É OU ESTA SENDO”.

  2. Adukamina said,

    May 31, 2006 @ 10:42

    É difícil, numa relação de tempo, dizer o que é convivência e costume e o que é onde está o verdadeiro amor desta relação… as vezes nos confundimos com isto! Tem algo, isto é fato, mas não sabemos diferenciar… muitas das vezes estamos nos iludindo, mais do que a qualquer um, isto vc pode ter certeza!!!

  3. Dani-se said,

    May 31, 2006 @ 11:25

    Sou a favor do egoismo. Faça o que for melhor pra vc sempre.

  4. Nandico said,

    May 31, 2006 @ 11:26

    Saudades de ti =) Meu filhote nasce em breve! Abraços, Nands

  5. Bu said,

    May 31, 2006 @ 11:27

    É, nesse mundo parece q é difícil ser transparente. certas coisas são difíceis, acho q às vezes a gente tb faz as coisas pensando mais em não magoar e acaba magoando… são situaçoes difíceis q nos põe à prova a cada dia, e q cabe a gente a ir aprendendo ou errando, sempre =) gostei do blog!

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Comment